Sunday, May 12, 2013

ANGOLA 2013: Exportações de petróleo angolano voltam a descer em Junho

As exportações petrolíferas angolanas deverão voltar a descer em Junho, com contratos confirmados de 1,63 milhões de barris diários, depois de em Maio terem atingido um dos valores mais elevados de sempre, segundo previsões de especialistas ligados ao sector.

Todavia, Angola dispõe ainda de três cargueiros para venda, noticiou hoje a Bloomberg, que cita quatro operadores.

Os contratos de venda de petróleo confirmados de Angola, segundo maior produtor da África subsaariana, dizem respeito a 51 cargueiros e totalizam 1,630 milhões de barris diários, distante dos 1,831 milhões vendidos em Maio e correspondentes a 58 cargueiros.

Operadores do mercado de hidrocarbonetos citados, e que pediram para não serem identificados porque se trata de informação confidencial, classificam a quebra de exportações como "normal", atendendo à época do ano.

Os especialistas citados acreditam que os números das exportações de petróleo angolano para Julho deverão começar a ser conhecidos na próxima semana.

O petróleo é o principal produto de exportação de Angola, com o sector petrolífero a representar 45 por cento do Produto Interno bruto, 70 por cento das receitas fiscais e 90 por cento das exportações.

As reservas de petróleo de Angola foram fixadas há cerca de um mês, em Hamburgo, Alemanha, pelo ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, em 12,667 mil milhões de barris.

Lusa/Xyami

Post a Comment
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular Posts