Monday, September 3, 2012

Eleições2012: Analista político considera vitória do MPLA como reflexo da vontade da maioria

MPLA-ANGOLA

Benguela - O analista político angolano, Herlander Napoleão, considerou este domingo que a liderança do MPLA na contagem dos votos, com 74,14 porcento, a uma larga distância da UNITA, o segundo partido mais votado, com 17,80, se deve a vontade expressa pela maioria nas eleições gerais de 31 de Agosto.

Herlander Napoleão comentava à Angop em relação à divulgação dos resultados oficiais provisórios pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), em que o MPLA segue à frente com 3.131.615 votos, correspondendo a 74, 14 %, seguindo-se em segundo a UNITA, com 751.862 (17,80 %) e, em terceiro, surge a CASA-CE, com 197.444 (4, 67 %).

Segundo o analista político, em face desses resultados "ficou espelhada a vontade da maioria dos eleitores em democracia e é assim que as coisas funcionam, havendo vencidos e vencedores".

Reconheceu que independentemente desse facto, Angola é que sai a ganhar dessas eleições, tendo em conta a maturidade da população votante, o civismo a tolerância na afluência às urnas para o exercício do direito de cidadania.

"O que implica dizer que os vencidos de hoje podem ser os vencedores de amanhã", asseverou o também politólogo, esperando que estas eleições ajudem a que a democracia em Angola se possa consolidar a um ritmo considerável.

Argumentou que como vencedor, o partido do Presidente José Eduardo dos Santos tem agora responsabilidades acrescidas no que concerne a realização dos objetivos traçados no programa de governação para o quinquénio 2012-2017, priorizando a resolução dos problemas gritantes que o país enfrenta.

De acordo com a Constituição vigente, a presidência da República e a vice--presidência são automaticamente atribuídas ao número um e dois da lista do partido vencedor, nesse caso, José Eduardo dos Santos e Manuel Vicente, respectivamente, para um mandato de 5 anos.

Via | Angop
https://www.facebook.com/MPLA2017

Post a Comment
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular Posts