Tuesday, September 9, 2008

Angola/Eleições: UNITA na pessoa de Isaías Samakuva reconhece vitória do MPLA

Angola/Eleições: UNITA na pessoa de Isaías Samakuva reconhece vitória do MPLA

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, reconheceu na noite de hoje, em Luanda, a derrota do seu partido nas legislativas de 5 de Setembro e desejou que o MPLA governe Angola no interesse de todos os angolanos.

Segundo à Comissão Nacional Eleitoral, na sua sétima actualização dos resultados provisórios das eleições legislativas, o MPLA lidera com uma vantagem significativa, somando quatro milhões 123 mil 525 (81,73 porcento) de votos.

De acordo com os dados divulgados às 19H00 de hoje (segunda-feira), a UNITA aparece em segundo lugar com 523 mil 772 (10,38%) votos, seguido do Partido de Renovação Social (PRS), com 156 mil 179 (3,10%) votos.


Fonte:Angop/ANGONOTÍCIAS
 
 
Comentários
nelo
    nellobadboy@hotmail.com

Samakuva demita-se e deixa o lugar para o Abel Chivukuvuku porque esse e o desejo da juventude angolana.

SOMBREIRO DE BENGUELA    BENGUELA
DESPACHO CONSIDERANDO A MA PRESTAÇÃO DA UNITA NAS ELEIÇÕES DE 5,6 DE SETEMBRO DE 2008, DECIDO : 1- CONDENAR TODOS OS GALOS DA UNITA APENA DE 4 ANOS DE GALINHEIRO SEM DIREITO A MILHO. 2 - TODO O GALO QUE C ANTAR DENTRO OU FORA DO GALINHEIRO DEVERÁ SER DESPACHADO PARA PANELA DE PRESSÃO. CUMPRA-SE 10.09.2008

Anónimo    BIANCHI
MPLA nao esquece das promessa , iremos depesquisar otrabalho,

gpl    luanda
Custou reconhecer nê. Mais vale tarde do que nunca. demita-se e dê lugar aos outros que não seguem a linha savimbista

benguela-interior    
è com todo rispeito e spirito patriotico na surpresa da maturidade democratica que sr. samakuva espelha depois das eleicoes dando assim a diferenca da unita que era ontem e que è hoje.defacto,angola merece homens come ele,portanto dessa vez o mpla ganhou nao è para fazer se de figura tem demontrar ao povo angolano aquilo que sta no programa que sreviu na campanha eleitorar. unita creio sera oposicao forte p.fiscalizar o bem do povo antes de o seu direito.por uma angola unida forca no desenvolvimeto....


Mulher    
Acho que não é tempo nem hora de ironizar. Felecito JES por ter ganho mas, felecito também Samakuva pela sua postura sempre democrática. Na realidade há que refletir e mudar e quem sabe ser uma verdadeira oposição creio eu que o Povo espera isso. Sou contra todos aqueles que vêm com provocações e insultos Porquê?! Em democracia temos que saber perder e também saber ganhar, o que quer dizer que longo é o caminho a trilhar e nele podem fazer parte e ajudar o Paíz cerebros da oposição. Acho que chegou a hora de os Angolanos começarem a ser mais cívicos e respeitar as diferenças políticas. Somos mesmo todos Angolanos!


Estivson    Londres
A derrota eleitoral nas Provincias do Huambo, Bie, Moxico, Benguela e Kuando-Kubango é um caso de colocar a mão na cabeça e refletir profundamente. Até mesmo no Andulo, Bailundo, Mungo, Nhareia, Calucinga e Jamba vocês não ganharam? Pensem bem no que vocês andaram a fazer naquele povo!...Vocês só conseguiram uns votinhos em Cabinda porque prometeram aquilo que o MPLA não prometeu, porque o MPLA quer Unidade Nacional de Cabinda ao Cunene.

Chivukuvuku    
E o mano Chivukuvuku, ja reconheceu ou anda a preparar golpe de Estado? anda muito calado esse gato escondido.


Brigadeiro Tchassanha.    ISRAEL
Meu parente Samakuva, demoraste muito em aceitar a derrota!... Não vale apenas só!.. O mano mais velho (Savimbi) dizia que as eleições só são livres e justas quando você ganha. Mas quando você perde, elas são fraudulentas. Mas ele ja bazou, e tu ficaste com os canhangulos enterrados , mas enferrujados, ninguen te vai seguir, por isso cuida-te. Em 2010 haverá mais, mas preve-se uma pancada mais forte do que esta, por isso recua só e manda la o Abel para se trumunar com o Kota Zedu.

mandavid    
As nossas elecções foram um modelo para africa e o mundo.Agora a goleada, so tem haver com o banditismo da unita.Sea unita não fosse bandida, ai sim teriam pelos menos 34%.


Tchissol    LUANDA
Mas ou SR MAROQUINO... na seja ignorante, voce axa ke num pais em guerra so um lado e ke mata? tu sabes as razoies ke levaram a UNITA a FNLA a fazerem guerra contra o MPLA. se queres criticar a unita critica mas nao fales o que nao sabes ta bom, o MPLA ganhou eu como Angolano alegro-me por saber que o povo de angola ja nao tem animo para guerra, e que as eleicoes mesmo com disorganizacao foram feitas e o MPLA ganhou ou continua na lideranca... Agora ficas a tratar a Unita como se fossem Fantoxes ou clandestinos, nao facas isso irmao, eu nao sou nem da unita nem do MPLA nem de nenhum partido eu sou angolano e espero ke o MPLA cumpra com as suas promessas e obrigacoes,,, agora ja nao ha desculpas

Dac Doi    Sumbe
É como a Paz em Angola, demorou, demorou, mas chegou. O mano Samakuva travou, travou, cu duro, mas não aguentou o embate teve que se render mesmo. Aceitou a pancadaria. Agora temos outro embate no proximo ano.

Wadijimbi    
TA BOM GOSTAMOS AGORA DEICHA PARA O ABEL ENTRAR NO JOGO


MAROQUINO    em breve estarei ai
GALOS NEGROS....SO VAMOS VOS FAZER CONFIANCA NO DIA EM QUI PEDIREM DESCULPAS A TODO POVO ANGOLANO PELOS CRIMES... DESTRUICAO...I MORTES QUI VOCES NOS CAUSARM DURANTES ESSES 33 ANOS DE GUERRA........NOS AINDA ESTAMOS MAGOADOS ....ASSASINOS..

Lubanzadio    
Kota, faz um favor ao Povo Angolano. Demita-se e dá lugar ao mano Abel porque Angola precisa de uma oposição capaz de travar a onda autoritária e corrupta dos senhoritos do MPLA. O povinho votou na continuação da fome e miséria, apartir de agora ninguém pode reclamar.


Marteleiro    
DeLakama disse que esta derrota da Unita -( da mesma familia da Remano) é uma grande de derrota e má noticia para sua familia Politica. DeLakama:Reconhece implicitamente que a Unita, está num prescipicio e pode bater no fundo, dado a Tamanha derrota.-disse:"foi mto reduzida"-fim de citação. A tamanha derrota da unita é merito do MPLA e do seu povo, que demostrou quem deve governar Angola.Merito porquê?MPLA Clarificou o seu Programa á sociedade Angolana transversalmente, e não restou duvida para ninguem que era o programa certo para Angola. MPLA clarificou e no seu programa:-Onde e quem deve estar os centros de dicisões economicos, cientificos e sociais.Isto passou a sociedade toda Angola. O Povo supreendeu dentro e fora do MPLA. È merito, é trabalho , é OBRA. Bom trabalho.-trabalhar para vencer- Funcionou. Viva ANGola, Viva os Angolanos.


mandavid    
Alguem acha esté homem nacionalista? um homem que recebe apoio da estrema direita, cujo a politica é xenofoba.Oh logistico Samakuva, vai te embora, pra sua vida medicre.So espero que o governo, não te mais dinheiro.


EU    
KOTA JONAS DEVES ESTAR A VIRAR DENTRO DO CAIXAO. NAS ULTIMAS ELEICOES A UNITA SE NAO ESTOU EM ERRO TEVE ACIMA DOS 33%.SERA QUE E POSSIVEL CAIR ASSIM TANTO.ELEICOES A AFRICANA.DEMOCRACIA DO PROLETARIADO.


valmir    
Essas eleições não foram nem livres nem justas! Não confundam eleições com votação ok? As eleições são um processo que inclui várias etapas, entre as quais a campanha. A votação foi livre, a campanha foi uma pouca vergonha a favor do MPLA, consequentemente os resultados estão extremamente viciados. Não reflectem de maneira nenhuma as tendências políticas do país. Por outro lado, e parece que muito pouca gente sabe disso, havia uma forma de ligar cada eleitor ao seu voto. Ou seja havia uma maneira de saber quem votou para quem por causa da tal marca de água nos boletins. Isso amedrontou muita gente!!! NOTA: Eu sou apenas um observador


SG    Mbanza-Kongo
Assim se fala! senhor Samakuva e não aquela conferência de imprensa que falaste de impugnar as eleições em Luanda, menino não brinca de política, aqui a coisa é séria. Vamos governar mais quatro anos porque assim queria o povo, dar um voto de confiança a quem trouxe a paz em Angola e esta a provocar o crescimento economico jamais visto antes. ahh, e vamos continuar a governar porque somos os únicos que temos um programa sério de governação ( MPLA- Trabalhar para vencer; MPLA- Angola a mudar para melhor)ja viram? Enquanto vocês vieram com discursos baratos (Mudança), mudar o qué? e como? Mas não há makas, preparem-se melhor para mais uma derrota em 2012.

Jiculo Mesu    
A minha pergunta dirigida aos adeptos incondidionais do MPLA é a seguinte: vocês preferem o monopartidarismo, né?


Cherif-europa do norte    
Forão homens como o general Miala,que trabalharão e conduzirao para a derrota da contra revolucão armada,que se organizou no exterior e no interior do país.Libertacão total,para ocombatente incansavél.


Pedro Antonio    spongedocas@hotmail.com
Eu acho que com esta derrota esmagatoria o pais vai ser monopolizado pelo MPLA. Mas a verdade é uma sendo realista o sonho dos biénos de chegar ao poder parece que esta a morrer se a UNITA não meter o Abel Chivucu Vucu como presidente da UNITA e reconsilhar os de mais

Carlos N. Silva    
Depois desta goleada, que segundo Jorge Valentim, não se sabe se é 10 a 0 ou 100 a 0, penso que a Isaías Samakuva não resta outra saída se não o seu pedido de demissão da direcção da UNITA. Ele (Samakuva) tem que admitir que não foi capaz. Não soube fazer passar a mensagem da UNITA e a consequência foi este resultado "catastrófico" que penso que merece entrar para o Guiness Book. Não me recordo de ver em democracias, diferenças tão abismais entre a 1ª e a 2ª força política de um país. DEMITA-SE SR. SAMAKUVA.


Rudy    
Quem tem que reconhecer a vitoria do MPLA e a CNE nao sao voces seus feiios!!! Voces so teem e que felicitar, dar os parabens ao M :))


Anónimo    
SAMACUVA ganhou mas os ingleses falsificaram tudo.


Ao K20    Luanda
A Unita teve assessoria sim, escolheu os Portugueses que jogam dos dois lados ... acredito que os assessores Portugueses tb trabalharam para o M (não ajudaram nada para a democracia de Angola, nos envenenaram em 75, 92 e tentaram agora), a diferênça foi que o M para além dos Portugueses consultou também uma assessoria com renome no mercado angolano, trata-se da empresa Mwangolé (a voz do povo)... o M deu ouvidos à população coisa que a UNITA não fez ... confiou nos Portugueses e deu no que deu ... não há estrangeiro que por mais que venha com bla bla bla conheça a realidade do povo, por isso tnham que chegar mais perto da população ... sempre digo ... O POVO É QUEM SABE

Jorginho Mboke     Rua da madeira
UNITA deixem do tribalismo e racismo. Todos são Angolanos. O Samakuva foi eleito PR da UNITA por ser da mesma origem que o Savimbi, ao passo que o Abel tinha melhores qualificações para esta posição, e foi barrado por ser do Humabo. Eu sou da Unita em Cabinda, mais quero uma seleção por qualificação e não por conveniência. Caso contrario, eu por exemplo nunca poderei canditar-me por ser de Cabinda! Preto, mulato ou branco se for Angola é Angolano sempre. Não aceito angolano de 1ª, 2ª e 3ª. Chamemos as coisa pelos seus verdadeiros nomes. Muitos do M sabem que seria melhor para vocês se a UNITA tivesse 45% de votos. para precionar o M a construir casas, hospistais e escolas, e vocês seriam os primeiros a usufui-las. Agoro quero ver se isso vai acontecer. Viva a UNITA.

À FUTURA DIRECÇÃO DA UNITA    Luanda
Infelizmente vocês não querem aceitar mas ... os deputados que ocuparam assentos no Parlamento eram bem conhecidos dos angolanos, hamuquaia, jorge valentim, ruben sicato ... foi um erro o Samakuva ter lhes tirado ... o povo já havia entendido que entre a UNITA havia tb aqueles que não queriam a guerra (por isso é que não regressaram às matas) qual foi a ideia de Samakuva???? tirar precisamente os deputados que depositaram uma certa confiança ao povo ... nós gostávamos do jorge valentim... do Sicato ... da hamukuaia, em 2003 fez um trabalho ... realizou uma mega conferência africana sobre otorrinolaringologia (no hotal trópico em Luanda) foi um orgulho o angolano não queria saber se ela era da Unita ... o importante foi que tratava-se de um trabalho realizadO por um angolano e MULHER (UMA GRANDE MULHER POR SINAL)... e o quê que o Samakuva fez???? afastou a Senhora .... GRANDA BORRADA mano Sama o povo não gostou ... as mulheres não gostaram ... o mesmo aconteceu com o Jorge Valentim ... nós já gostávamos dele em 92, foi com a ajuda dele que a Unita conseguiu alguns votos e quando mais a UNITA precisava (hora esta) ... escutem a voz do povo ... estamos a pedir Chivukuvuku à presidência da UNITA ... o povo pede ... a voz do Povo é a voz de Deus ... depois não dizem que não avisamos... façam estudos de pesquisa (se tiverem dúvida) é assim que funciona a democracia na europa AÍ JÁ SABERÃO COMO AGRADAR A POPULAÇÃO ... UM abraço para todos os angolanos

mandavid     
O MPLA Empobrese o Angolano, ao passo que a UNITA somaliza. O Abel já mudou a sua cabeça belicista, mais parece que JES ainda não mudou as tatícas de roubar a nação. Mais que vengonha ! Será o Diabo nasceu aqui ou k ? Paz sem democrasia é uma grande fatasia. A policia vai começar a prender todos que tentarem falar a verdade sodre os intocaveís. Deus fará justiça.


KALUPETACA no Lobito    
Samakuva é responsavel disso.Agora qual será soluão? mudem a liderança criem uma Unita de todas as tribos. Vejam só se o Dembo estivesse alí ou um outro da regiao do Uige, a derrota nao seria tão pesada na terra do bago vermelho.


Anónimo    Luanda
Analisando os culpados 50% quem tirou é Savimbi, 25% a mal gestão da nova Direcção ao optar pela exclusão de certos dirigentes influentes do Partido, 10% seu programa não tinha novidade nenhuma para o angolano mesmo prometendo subsídio de vadiagem nada lhe valeu.É uma pena votei no meu glorioso mas sem esperar esta cabazada toda como disse o Cota Valentim peixe graudo e trocado por uma cabuenha o deposto Leitão e Parreira ltda.

Savimbi    
Para o proximo ano apresentem o Chivukuvuku, é jovem, inteligente e tem muito futuro... eu mesmo sendo do MPLA votaria nele... Que mania em Angola de não investirem nos jovens... O Manguxi foi o único sigam o exemplo... Abel, Abel.


caimaneiro    
na verdade é que se a unita não por o abel chivukuvuku a frente do seu partido seguira somando derrotas, samacuva não tem bagagem para enfrentar os novos desafios, sem quiserem sobreviver na politica então ponham o abel chivukuvuku, se quiserem serem enterrados na politica então continuem a a postar no samacuva


alemao    Alemão
Este é só o começo, isso vai acontecer por 36 anos, significa que para nós do interior tirarmos definitivamente a má imagem que temos da UNITA serão necessários varios anos. A UNITA só aceitou porque está completamente fragilizada senão este já estariam a fazer sabotagens. Porém, agradeço a atitude do Dr. Samacuva e não vale a pena alinhar mais para o mato, a cidade cuia.

Anónimo    
Então quando chegou a paz ainda ficas na Europa mais de seis meses porque não querias aceitar a realidade e dizes que estavas à espera de passaporte angolano, mas antes tinhas passaporte de onde para atacar e destruir a banda aliado no apartheid? Então muito antes das eleições dizes que na banda se preparava uma gigantesca fraude eleitoral, depois dizes que és da tribo maioritária. Então mandas o Maluka dizer na campanha eleitoral que o Savimbi é o farol da Unita. É só conversa e erros políticos. Na campanha quer mostra que há gente pobre, mas não constrói uma casa. Afinal já tinha 40 milhões de USD por não por estar no parlamento.


Ngalaxi    Caxito
OBRIGADO SAMAKUVA... UM ATO NOBRE.... DAQUI A QUATRO ANOS SERÁ MUITO MELHOR

AMANTE DA VERDADE    
Eu estou muito envergonhado por isso tudo que está acontecer com a UNITA.Eu esforcei muito e foi tudo em vão. Tenho vergonha ate de comentar porque muitos já sabem que eu sou um mau critico. MAN DAVID,pesso-te muitas disculpas pelo facto dos meus comentarios ser de uma pessoa com problemas mentais. Culpado disso tudo é o SAMAKUVA que me dava de beber muito kimbmbo. Acho que agora vou ter que trocar para o MPLA de novo!! Pesso disculpas a todos angolanos pelos erros cometidos. Nunca mais irei fazer campanha para ajudar a UNITA e desde já deserto desto partido.


VITUMBO    
O bom lider é aquele que sabe reconhecer e elogiar qdo o seu adversario dá um passo correcto. (Para ter a oportunidade de criticar as coisas más).


esav    luanda
ate que enfim a kwacharia da a mão a palmatoria. so tenho pena do heitor. com otribalismo da unita não vai ser elito, por ser o nr-2 da unita em luanda. quando podia estar na lsita nacional.

Hélder    Lubango
Os grandes homens são reconhecidos também pela sua virtude e, aqui, parece-me que Isaías Samakuva demonstra isso mesmo. Porém apesar da vontade que revelou ter durante a sua gestão a frente parece que não conseguiu dar ao partido a popularidade que acabou sendo fatal nos resultados que se estão a verificar nas legislativas, aqui sim está o seu defeito. Quando uma equipa de futebol não produz resultados e leva golegada para não sacrificar a equipa geralmente é dispensar o treinador e aqui parece-me que Isaías Samakuva não tem tácticas novas para fazer ressurgir a UNITA que nós (angolanos) precisamos enquanto segunda força política do país, pelo menos até ao momento. O tempo é de se começar já uma reflexão séria e profunda no interior do partido. Mas atenção é preciso entrar em debandada, democracia é assim mesmo, talvez o MPLA hoje sorria e terá que provar agora que as promessas eleitoralistas não passaram disso mesmo agora terá que mostrar cumprindo o que prometeu. A UNITA deve ter calma reflectir analisar onde falhou e corrigir em 2012. Quanto ao futuro do país com a liderança do MPLA, receio o seguinte: O continuar da manipulação dos meios de comunicação social públicos (TPA,RNA,ANGOP e Jornal de Angola) que apesar de públicos apenas servem o interesse do partido no poder e foram meios determinantes na campanha do partido que agora venceu. Se o MPLA quiser democratizae-se terá o próximo mandato para mostrar-se na prática fazendo não falando. Devem deixar os jornalistas trabalharem sem interferência, ou seja, sem prejudicar o rigor imparcialidade e isenção bem como a liberdade de imprensa e expressão pressupostos fundamentais para um país democrático. Quanto a UNITA repito nada está perdido, apenas foi a primeira das várias próximas batalhas que país terá nas urnas. Um abraço.

kacongo    luanda
foi uma atitude positiva, visto que a não aceitação dos resultados eleitorais e o recurso as armas em 92 prejudicou de certa maneira o partido o vosso partido imaginem se savimbi tivesse a mesma atitude positiva que estas a demostrar agora, teriamos uma unita com todos os seus quadros em potencia, savimbi lutou 10 anos desperdiçando dois pleitos eleitorais que se devia realizar em 1996 e 2000 talvez ate estaria no poder, por isso dr. samacuva os meus parabens pela atitude

K2O    Luanda
Certo, assim está bem, mas, convenhamos,a UNITA poderia muito bem ficar sem este fardo de dizer e depois "desdizer". na vida tem quer assim: 1) olhou, ouviu, tomou conhecimento? 2) análise, compare, veja os prós e os contras. 3) então decide. cuidado com as emoções. só uma pergunta: terá mesmo alguém a assessorar juridicamente a UNITA? se sim, tenho as minhas dúvidas da idoneidade de que o faz, ou ao menos se não estará a fazer propositadamente.

kacongo    luanda
MEUS SENHORES os que desertam da unita, não é por falta de democracia no partido, eles desertam porque são traidores ambiciosos e gananciosos, gente que gostam de vida facil, porque não se entrgaram nouto partido? pensam incorporando-se no mpla teram furtunas

Tchacumakk    
Sabiam meus amigos que aquando do congresso elegeram Samacuva, o vosso voto foi traiçoeiro como quem matou savimbi. Samacuva nao é lider taves para sua casa e sua familia.Agora que fazer perder ate o numero de deputados que tinhamos no parlamento!... Deviamos ao menos manter. Epa , fui...


delivio sapalo    mpla_10_2008@hotmail.com
Qual estudante qual este seu burro foste dado a bolça de fava agradesse , muintos de vcs fora para fora , e acabaram por ser burrinhos com droga nas cabeça , aqui só fala e decede quem sofreu durante o periodo. ta querem cotradiar agora que a vida das pessoas esta tentar melhor , deixam o M guvernar só , não ha mais GRN cabou eu tambem tenho que ter minha parte , quanto o vosso partido só tera chance no paraiso quando os eletires votar para o savimbi e o a unita morta , pk os eletores atuais desconhecem da estoria e serão sempre nossos porque acreditam na verdade e nuque estão a ver : RELIDADE A VISTA BANDIDO UNITA MENTIRO E CALUNIADOR , que terão que ressucitar os seus eletores no Huambo , Bie , Moxico.

Zangado    Luanda
Muito obrigado Dr Samakuva, por teres aceite os resultados. Do fundo do meu coração és um homem de bem. Mostraste que os interesses da nação estão acima dos de qualquer Pessoa. Boa Saúde e bem haja.

mandavid    
O inimigo, volta atacar a usar o meu NICK.O Abel Chivukucoco contra a sua exlencia Eduardo dos Santos fazia melhor? numca. Para quem teve o plano de somalizar Angola, numca tera o apoio do povo Angolano.Repara so como esta a Somalia? nem 1 Angolano sonha viver daquela maneira.


mandavid     
Se calhar o Chivukuvuku faria um melhor papel contra o Zé Caduco no contexto actual.


cv    luanda
SAMACUVAS NAO FIQUEM ZANGADOS PORQUE O PAIS PRECISA DE TODOS ANGOLANOS ,TRABALHEM MAIS E QUEM SABE O PROXIMO ANO?

da silva    Portugal
Parabens sº Samakuva,espero que ajudes na reconstrução desta querida patria,mãe ANGOLA

Estudante    
O verdadeiro democrata é aquele que reconheçe a derrota, por isso DR Samakuva parabens,voçê demostrou ao pais que é democrata.


Joao Carlos    Lobito
Em da democracia, e porque nao ha no mundo processos justos, as minhas felicitaçoes, o Sr. disse e muito bem esta nao serao as ultimas teremos eleiçoes de 4 a 4 anos, por isso reoganize a unita convoca um congresso de reconcialiçao da nacional com todos membros disavindo usa a tactica do m, faça do seu pior inimigo o seu melhor amigo a unita é necessaria no mosaico politico angolana, nao se devem deixar cair na corrupçao para acabar com a unita. Chama o mais velho valetim e tantos outros quando mais desorganizados forem o meu partido agradece, e a verdade seja dita se nao mudarem e nao se reconcilharem entao estamos perante um fim da unita.

Nguimba Ngola    Luanda
A retratação dos nossos erros é prova de que mudamos nossa maneira de ver as coisas. Este homem merece aplausos. Ele está simplesmente preocupado com a causa da democracia. Cabeça erguinda e o caminho é p´ra frente. Refine o seu partido e 2012 está a caminho, o tempo é como o vento. Nada está perdido. Atitude positiva é DE SE TIRAR O CHAPÉU. VIVA ANGOLA

A UNITA tambem precisa reorganizar-se!!!    
Chivukuvuku ate tinha um bom plano, mesmo eu que nao sou do vosso partido achei bonito. Nao sei porque nao o elegeram. Savimbi e estoria do passado. O novo partido nao devia criar ostracismo entre as bases. Porque tanto disertor? Aonde afinal anda a vossa democracia interna quando a vaga de disertores aumenta geometricamente. Se nao abandonarem aqueles principios arcaicos e atrairem mais jovens BEM FORMADOS tambem irao desaparecer em breve.


dilamungangu kolo histoir    ireland-waterford
parabens sr.samakuva nada esta perdidos.quando sr. reconhece vitoria do mpla e bom exemplos para democracia e para densevolvimentos do pais.espero-que todos partido politico devem seguir este exemplos porque e bom sinal para consolidacao da democracia em angola.

Anónimo    
É um reconhecimento um tanto marcado pelas primeiras reações negativas da unita nomeadamente do sr SAMAKUVA mas nunca é tarde para reconhecer as insuficiencias da unita para convencer os angolanos de que mudou,volto a frizar que a unita é importante para o cenário politico angolano o povo precisa de uma unita forte para saber contrariar o MPLA,mas estas eleições demostraram que ainda tem muito que fazer internamente,mudar de postura em relação aos seus militantes e ao país que politicamente não é tão ingenuo


Para Maria    
Não te entendo; dizes que a UNITA é tribalista,então como explicas que ela teve mais votos em Cabinda e no Zaire? Fala depois de analisar.


Apocalipse para o anonimo do soyo    luanda
conterra valeu o teu comentário, muita verdade,o numa é um assassino todos nos soubemos ,sou da província do Zaire identifico me no teu comentário

Manpulas    irineukinanga@hotmail.com (lisboa)
È um bom sinal o reconhecimento da unita a victoria do Mpla, é um bom contributo p o pais e tbm p a unita como partido alternativa, a eleiçao é um jogo democratico e so ha um vencedor.

VDSS     Lobitanga
Os verdadeiros angolanos procedem-se , estamos todos de parabens e para queles de consciencia contraria , eu fico sem comentario . Parabens todo povo ANGOLANO porque o nosso exemplo de deomocracia sera para toda AFRICA. O nosso lema e " O POVO VOTO E O MELHOR VENCEU " .

Apocalipse para o irmão gordo    Luanda
oh irmão gordo deixe de ser ignorante,dizes que os 80% dos angolanos que votaram para MPLA estão errados ,queres aqui dizer que a sua opinião mais inteligente que todos que votaram para MPLA, sai da sua frustração e seja um bom perdedor. samakuva esta de parabens .

Stalin    aqui mesmo
estamos aqui a dar mérito ao Sr.Samakuva porque de facto os méritos vão sempre pra quem dá caras(aquando de um acto positivo),a verdade porém é que o Sr.Samakuva é responsável pelas declarações sujas que a SIC Portugal andou a fazer,que como Angolano que é nem pensou um pouco nisso antes de querer persuadir a comunicação social estrangeira a seguir na mesma linha de pensamento.Como até não foi bem sucedido e de certeza aconselhado pelos mais atentos do seu partido e até amigos e familiares que também são do MPLA,vem agora a público e vem-me com todo cinismo aceitar os resultados.Mas não dá pra ver que o povo votou porque quis?Houve fraude aonde?Tira os votos de onde acha que houve fraude e conta la tudo de novo...vais perder porque não tens carisma pra coisa.Ponham o Abel e vai ser se calhar um pouco melhor,mas mesmo assim não vai ganhá-las ainda porque tinha o slogan ´´VAMOS SOMALISAR ANGOLA``,DESCULPEM-ME LA MAS LEMBRO-ME DE VOS UM POR UM...

Mgapa    Luanda
Parabens sr Samakuva É este atitude que deveria tomarar de inicio e nao querer estragar aquilo que nós chamamos de vitoria do povo angolano Angola alcançou a paz por merito proprio, estas eleçoes so vao provar que nós ja nao queremos mais guerra entre os irmaos por isso antes de contestar algo escuta sempre a voz do povo e o povo angolano escolheu o MPLA hoje e se eles falharem da mesma forma que lhes posemos ai ( poder ) vao sair dai em outras eleiçoes e quem estiver organizado e com um bom programa de governaçao vai contar com o nosso voto portanto tem mais tempo apartir de agora para começarem a se organizar fico por aqui viva Angola viva a demogracia fuiiiiiiiiiii

MF    Hbo
Com Samacuva nunca teremos um oposição forte. A UNITA deve tirar este homem no seu comando, caso contrario, era uma vez a UNITA

kavalandunga    lx
Dr. Samakuva, quero tambem aqui o felecitar pelo reconhecimento da vitoria do MPLA, meus amigos isto é que é verdadeir democracia, estas a dar um bom exemplo, a Africa onde normalmente quem perde tenta destablizar, os angolanos não se esquecerão a forma digna como aceita a derrota, um vencedor tambem é aquele que aceita as derrotas. O MPLA esta com uma dinamica forte agora era dificil bate-los agora, talvez daqui a 4 anos estejam mais fraqcos a ver vamos... Parebéns MPLA pela vitoria justa e estrondosa.

Mario Angolano    
Nós o povo hoje entendemos porque que a UNITA encontra-se dividida,duas alas é um pouco por causa da forma como a UNITa esta sendo liderada,muita gente boa votou para Unita mas a Unita peca pela forma como o senhor se arroga no direito de impugnar as eleições por atraso,o senhor é hoje como uma ilha,isolado diante do reconhecimento geral universal,isso tirou-te muitos pontos na corrida para as presidenciais.


Algures em Angola    
O MPLA, está de parabéns, esperemos como será o Parlamento sem oposição. Se eu fosse Oposição iria apenas ao final de cada mês, a apanhar o salário.


Luandense    Luanda
Num passado muito recente, num momento em que se estava a fazer tudo para acabar com a guerra, a UNITA pura e simplesmente recusou os resultado das eleiçoes, tendo tranformado este pais num caos total. Mas o passado ja ficou para tras, por isso gostaria de felicitar a Direcçao da Unita e de todos os seus membros e adeptos, por terem livre e corajosamente aceite o resultado das eleiçoes. Pedir aos irmaos da Unita que o resultado das eleiçoes como uma derrota politica, mas sim uma vitoria para a decmocracia que queremos construir. A Unita possui quadros capazes a altura de ajudarem na recostruçao do pais, por o Partido no poder nao deve prescindir desses quadros so porque é vencedor das eleiçoes. A uniao faz a força. Angola precisa de gente honesta, capaz e disponivel para recostruir o pais. Quanto mais houver gente a pensar, melhor para Angola.

Mario Angolano    
Senhor Isaias, o senhor precipitou/se no seu discurso e na pretenção de impugnar as elições.O que fez-nos pensar que se a UNITA continuasse como partido armado,apartir de sabado teriamos mais um inicio de guerra.O que te pedimos é que deves mudar a tua linguagem,o povo quer paz e deve ser esta a mensagem,nada de arrogância so que infelizmente o senhor não consegue,falta de dom.


ETUMWENE    BENGUELA
..."GANHAR COM RESPEITO E PERDER COM DIGNIDADE"... NAO RESTA OUTRA ALTERNATIVA SENAO RECONHECER A DERROTA DA UNITA E A CONSEQUENTE VITORIA DO POVO ANGOLANO... QUE APOSTOU POR ORA NO PARTIDO DA CONTINUIDADE... NO PARTIDO COM PROJECTOS DE MUDANÇA...FALAR DE IMPUGNAÇÃO É UTOPIA... RUMORES POSTOS A CIRCULAR DIZEM QUE O HOMEM QUE PEDE INPUGNAÇÃO ATÉ COLOCOU O "x" NO 10... SERÁ ENGANO OU TRAIÇÃO???... VERDADE OU MENTIRA???... UMA MENTIRA DEZ VEZES SUPERA A VERADDE DITA UMA SÓ VEZ... ATÉ LÁ MEUS CAMARADAS, IRMÃOS E AMIGOS... VOLTAREI!!!

Angolano100%    
Sua exelencia Presidente Sam,Es um politico q admiro bastante msm nao sendo da UNITA nem tao pouco do M,as suas linhas mestre k tens trcado para o progresso do teu partido UNITA e para o povo Angolano. Sempre vi nas tuas agendas no topo sempre colocaste o Angolano,algo q mts de nos nos orgulhamos mai e pena q o povo teve uma decisao negativa,e nao vamos culpar o nosso povo qm sabe da ocorencia das elecoes...,bendizendo o mais velho Sam ter evitado o derrame de sangue nem se quer uma gota enquanto outros o esperavam com mt ganancia. Uma salva se palmas pq mereces.


Anónimo    
Deixem samakuva continuar na direcção da unita até extinção total eles merecem. Tinham me dado purrada sem causa escapei ser matado graças a presença no grupo de um chefe katchokwe que me salvou


Elsie angola     
Mr. Samakuva para liderar e preciso tambem ter dom e isto nasce comnosco,penso que oo senhor so da mesmo para o cargos diplomaticos. nao afunde o partido pois angola precisa de oposicao mais com um presidente dinamico ouca o conselho dos angolanos como pude ver muitos comentarios a pedirem a entrada do Chivukuvuku e um homem dinamico e ja deu para ver que tem carisma o povo gosta dele, mude o jogo por favor, nao deixe que o trabalho do Dr.Savimbi va em vao, muito sinceiramente so posso dizer que o seu povo nao tem mesmo visao!


Irmao Gordo    
O MPLA,ganhou as mesmas eleicoes legislativas ,mas o povo angolano perdeu muito oportunidade, seria melhor se encarassemos também o outro partido governar o país para que houvesse umas novas estruturas de governacao no país.Mas por falta de experiencias na parte da populacao em geral,veio mais enriquecer o MPLA,de permanecer no poder.Isto é um errro grave,porque eu acredito que o MPLA nunca irá de alterar o seu modelo de governacao,os pobres continuarao mais pobres os ricos mais ricos e miséria sobre miséria sobrevirá nos angolanos.


Elvis Aleixo    Rio de Janeiro
Muito obrigado povo angolano pela demostração de grandeza, esta e a melhor maneira de mostrar para o mundo que sabemos respeitar as urnas, o que realmente nos interessa é a pás eo desenvolvimento desta que é a nossa nação, Muuuuuuito obrigado

re    re
Graças a Deus. Apartiir de agora o povo vai começar a respirar bem. O nosso Irmao Sama aceitou os resultados. Uma palavra Irmao Sama: Nao è o MPLA, nao è o ZEDU que ganharam. è o Povo. A vitoria è do povo. A paz, a tranquilidade e socesso è q queremos e mais nada. Vai ao Palacio e la tome una birra con o Zedu e mais nada. Sejam irmaos e amigos e nao so adversarios politicos. Olha Deus te vao abençoAR Tanto e tanto por esta decisao que fizeste... Paz felicidade na tua familha. Sao 4 anos. Eleiçoes haverà mais... Agora entre vòs ali no partido q haja unidade e nao separatismos e lutas. parabens Sama, parabens... agora a festa começas. Todos aqueles q estao na diasporas começaram a vir pq Angola è outra... Deus q abençoe a tua geraçao Sama...

ITO    Lubango
Em democracia é bom reconhcer as virtudes e os defeitos, Samakuva teve a virtude de reconhecer que perdeu e sabe que dentro de quatro anos haverá mais. Em democracia é mesmo assim, eu votei na UNITA e não estou arrependido. Com a vitória esmagadora que o povo confiou ao MPLA estou a ver no futuro infelizmente a continuação da manipulação da imprensa pública, a perseguição daqueles que não se revêm no poder por outros métodos bem engendrados, é pena que o povo deu tanto poder a um partido que não é democrático, talvez a ignorância da maioria beneficiou tanto o "M". Que Pena!

Kwacha    
Em Democracia quem ganha governa e quem perde prepara-se para governar. O MPLA ganhou!!! Se ganhou com truques. com promessas impossiveis, com ameaças, com compadrio, com corrupção? Tudo isso se encontra em paises democráticos. O povo votou, que é o mais importante de tudo. Neste momento o MPLA tem legitimidade para governar sózinho. Nós kwachas, temos é de refletir, reorganizar, unir, para daqui a 4 anos(o tempo voa) estarmos mais preparados para novas eleições. Penso que esta derrota humilhante para nós, não é só culpa do MPLA. A UNITA com Savimbi foi capaz de bater o pé ao MPLA em 1992, o que significa é que nos falta liderança e organização. Assim, só nos resta procurar um novo Savimbi. Samakuva prestou um bom serviço à UNITA e ao país, mas não chegou ao coração dos angolanos. Devemos ou não dar mais oportunidades a Samakuva? Eis a questão interna que a UNITA deve debater. Temos muita gente capaz na UNITA e a UNITA não pode esbanjar os seus quadros. Agora, que o MPLA cumpra as suas promessas e a oposição se prepare para um dia estar à altura de substituir o MPLA. O povo saberá escolher! Em democracia o povo manda! E saber perder é uma virtude. Só espero é que no dia em que a UNITA ganhar, o MPLA reconheça também a sua derrota!


sy    
toute est bien qui fini bien,as eleicoes passaram vamos ao trabalho.essa maria qui diz qui a unita é so composta de ovimbudos noa sabe nada da unita o vice presidente da unita é que? e outros menbros qui voçe nao conheces epa para com isso nao é serio.sy


maria    mariela@yahoo.com
eu votar no kwatcha so na china.............ou entao quando nao estiver a ver em condicoes

Dulcilho 57    Luanda
Estou mais uma vez convencido de que Isaias Samakuva é um político completo e raro no mundo democrático q se quer hoje, votei na unita de samakuva e nao me arrependo, porque sei q a verdadeira democracia e boa governaçao q tanto anceiamos só se efectivará com a unita no poder. como um bom político isaias sabe perder e ganhar, com ou sem fraudes o facto é q aceitamos as eleiçoes apesar de nós da unita e a comunidade internacional consciente e livre nao concordarmos com a disparidade existente frutoto da manipulaçao provocada,mas contudo felicitamos o mpla pela victória ( ) e q com a maioria absoluta governe angola conforme manda a lei.

maria    mariela@yahoo.com
a unita tem duas caras, sao falsos:quando um dia ganharem vao ver na verdade o que e unita.eles querem que o pais seje so dos umbundos conforme os leopordo savimbi lhes ensinou.

mandavid    
A unica diferencia, é que o logistico Samakuva, não tem como fazer a guerra; quem vai pagar? so tem mesmo que aceitar.


Afonso Simnão do Nascimento    nascimentoafonso@yahoo.com
Valei caro Samakuva, pela atitude inteligente e oportuna, ao reconhecer a Victoria do MPLA, contudo tendes de trabalhar arduamente para que a UNITA possa continuar como segundo partido de Angola e que os angolanos esperam da UNITA a alternância do poder, o povo decidiu, pelo que só tendes de aguardar a Vossa vez.VIVA A PAZ, VIVA A DEMOCRACIA.

klaudio jorge    klaudiojorge@hotmail.com
De afcto foi uma derrota, mas isso é política, e os vencedores de hoje podem ser os derrotados de amanhã, e como diz o ditado há males que vêm por bem. o mpla terá 4 anos para fazer o que~não fez e isso quer dizer que não terá mais desculpas e quem sabe na próxima eleição isso fará defernça. uma abraço a todos q tiveram coragem de lutar pela mudança

maria    mariela@yahoo.com
analisem so como o partido da unita esta formado,so sao umbundo, e quem disse que um partido deve ser constituido pelos membros da mesma tribo? esse partido tem que se retratar,porque senao nunca gorvernara angola, caso que o mpla acolhe todo angolano de cabinda a cunene.

anonimo    betomax10@yahoo.com.br (Luanda
samakuva voce ja era ainda bem reconheces a derrota.

maria     mariela@yahoo.com
unita e um partido tribalista,oque sera the angola com os kwatchas no poder?

Tania    Lunada
Eu votei pala UNITA e sinto muito Bem, Parabéns Senhor, Presidente Samakuva e também por ter aceitado os resultado, mais mesmo assim, o MPLA tem que trabalhar em conjunto aos outros partidos e atribuir trabalho mais para o partido que sair em segundo lugar, eu votando na UNITA sabia que o MPLA vai ganhar, sou queira a mudança, nos somos irmão e espero igualdade para todos. O presidente JD tem que ser também presidente de todos. Haaa I think this election where smoothly coz we didn't invite any international observers coz they also add problems all Africans, Mr. Samakuva I am happy that you accepted the results, after all you have nothing to lose, you are still the president of the party, keep up a good job.

tortosio    luanda
ao sr. samakuva 2 palavras:1º é bom saber que os srs estão realmente a mudar.leva tempo. mas os sinais dão-nos esta certeza. em segundo lugar, eu penso que o sr deve estar mal rodeado pois a serenidade que quase sempre demonstra contrasta e de que maneira com o discurso, eu diria, musculado q gente do seu staff quer fazer passar. já o sr maluka está a seguir-lhe o exemplo, porém estes camalatas, adalbertos e outros mais têm que fazer uma introspecção e sei lá... o comboio está a seguir e estes srs não se estão a aperceber que estão a deixar-se ficar!!!!! a paz veio para ficar!

MATUBA    
E agoara LOGISTICO SAMAKUVA como vaia´s fazer caca as bruxas? O seu kimbandeiro te enganou bem mano!! Aonde está acobra que levaste no kimbandeiro na HUILA? Esa cobra meteu-te mais ainda na cauda das sondagens mano!! Agora é soó vender teu peixe frito com kissangua e nada mais de politica. Sabemos que es bom negociante e es mau de politica. Talvez o ABEL CHIVUKUVUKU ainda podia iquilabra a balanca mais o mano nada!!!!


UR    
Esta parte que lhe faltou o Dr.Savimpi que era tao simple de reconhecer a vitooria do outro como dicta as reglas democratico e ver como que eles iriam governar durantes alguns tempo.Agora o Sr.Samakuva lhe faltou a humildade de nao ter pedido deculpa ao povo do passado recente e nao ter evitado as divisoes interna.Mais vao ainda reflectir até porque com uma oposiçao forte so ganha Angola.


DESENGANEM-SE    
DESENGANEM-SE AQUELES QUE PENSAM QUE A UNITA VAI DESAPARECER. COTA CHIVUKU ENTRA NO JOGO.SAMA VAI AS BANCADAS,DESCANSAR.DEPOIS NÃO SE ENTUSIASMEM MUITO COM O PRS QUE NÃO TEM REPRESENTATIVIDADE NACIONAL.


Anónimo    
A greve no Porto do Lobito é demonstração de que o MPLA ao apostar em Jorge Valentim apostou no cavalo errado. Há quem diga que foi o próprio JV quem instigou a greve. Quem se habituou a trair continuará a fazê-lo para o resto da vida...


FAÇO PARTE DOS 81,75%     Luanda
Sr. Dr. Samakuva ... fez bem em reconhecer a derrota da UNITA ... mas continua a falhar ... na minha opinião deveria reconhecer a vitória do MPLA ... já não há lugar para ódio ... o importante agora é conquistar a praça eleitoral ... esqueçam as regiões em que outrora a Unita conquistou muitas simpatias até porque com a guerra nortenhos e sulanos se juntaram .. passamos de regionários para cidadãos nacionais ... quando me perguntam és de onde?? digo sou de angola... meu pai do huambo, minha mãe de malanje, eu de luanda meu irmão de cabinda minha irmã do moxico... sou de onde??? sou de Angola... esqueça o huambo, o bié, o lubango, benguela, lembre-se de Angola e dos angolanos... E QUE NESTES 4 ANOS SEJAS A VOZ DO POVO ... nós estaremos com aquele que realmente estará por nós ... FAÇA POR MERECER E NÃO NOS DECEPCIONE ... BEM HAJA AOS ANGOLANOS

Alberto    Luanda
A razao da inpugnacao da Unita nas Eleicoes. Noticia de ultima hora. Samakuva disse que enganou-se e votou no 10.

mercenário     ando por ai
Aqui o camarada bem gritou a ver se tinha eco, mas como só se ouviu a ele próprio meteu a viola no saco. A democracia e isto mesmo tem que ter mecanismos para que ditadores se tornem mais democratas. Ou pensam que se este camarada tivesse armas e apoio isto ficava assim??? Mas felizmente o povo não esquece facilmente o passado.....

do LOBITO    
Greve no Porto do Lobito desde 07/09/08 Ta duro meu amigos


mandavid    
O logistico Samakuva, criador de cobras e serpente,so aceitou os resultados, porque ja não como recuar nas matas.O nosso governo consuguiu a tempo e hora encontrar todos paiois de armamento da unita.Quando Samakuva nomeia o Kamalata Numa, sabia o que estava a fazer porque o Numa era o ultimo esbirro das FALAS e perante uma derrota eleitoral, o Numa assumia o exercito ilegal da unita e atiravam-se contra o povo com o pretexto de que houve fraude.Esta aceitação, não vem do fundo do coração é porque não tem meios para fazer a guerra.Aconteceu o mesmo com a renamo em Moçambique,o Dialakhma tambem recusou e queria mesmo regressar na Gorongosa, seu quartel general.Mais os Sulafricanos racistas que o apoiava disse:Ja não dinheiro para as tuas aventuras o melhor é aceitares os resultados. A unita, neste momento esta num beco sem saida,ou entre as espada e a parede.A mentira sempre norteou esté grupo.Ainda ha Angolanos, por falta de personalidade, continua a apoiar um grupo que submeteu ao povo Angolano um sofrimento impar na historia do nosso pais.


Certamente    Luanda
felicito a todos pelos comentarios aqui esposto, um verdadeiro sinal de democracia onde todos falam/escrevem livremente. Se estamos todos atentos e com vontade de ver o nosso voto a ser respeitado pelo novo governo, então temos que nos apresentar/mostrar comportamentos, atitudes, ideias e sobretudo fiscalizar tudo aquilo que é parte do bem do povo. No dia 5 Ja mostramos que podemos nos comportar bem e isto chamou atenção de todos os politicos e certamente não vão exitar em mudar de comportamento, porque o nosso dedo indicador agora e que indica quem esta em altura de governar o povo angolano. Estamos todos de parabens não porque o MPLA ganhou, mas porq nos estamos a apostar num pais para a democracia. Viva os Angolanos

Anonimo    Soyo
A derrota da UNITA já era previsto logo nos primeiros dias de campanha eleitoral, faltou maturidade politica e geopolítica. Iniciou mal ou seja muito mal mesmo! Os Angolanos precisavam de programas concretos para a governação do país e não insultos com 33 anos de governação e porque não disse que o seu partido destruiu também o país por 33 anos? Cobardia patente, e, exibição de português afinado mostrando polícias e tropa em parada fardados que não tem nada a ver com a campanha eleitoral!!. Qual foi o significado da UNITA e tantos outros partidos concorrentes em perderem tempo de antena a mostrar águas turvas, lixo, casas e casebres partidas, estradas esburacadas quando o povo já vem vivendo a realidade á muito tempo! O MPLA na sua suave campanha fê-lo com cabeça e coração. Não tocou em nenhuma ferida da UNITA, como o comboio do Zenza do Itombe, cidades sitiadas e flageladas como Huanbo, Bie, Malange, Uíge, Zaire etc etc. Não falou do povo Malangino condenado a empurrar o comboio com os dentes caso em 1992 as eleições fossem ganhas por estes larápios políticos, como Deus é pai a não padrasto não aconteceu. Porque seria o problema sério. Eu sou puramente do Kifuma / Soyo e não gostaria que os meus amigos do Quêssua, Capanda, Calandula, Kiwaba Nzongi, Caombo fossem obrigados a empurrar o comboio com os dentes!. Não falou do rapto de crianças da escola da ADPP no Bengo e que foram salvos em Ambaca no kuanza Norte, enfim só para citar alguns. Qual e a lógica numa campanha eleitoral em exibir policias e elementos das FAA fardados em parada quando se sabe que estes são apartidários e são o garante da paz e da tranquilidade ao bem da nação? Ví o Raúl Danda com ares de arrogância e frustração, o Camalata Numa desesperado depois de desertar nas FAA fez e desfez cá no Soyo junto com o seu discípulo comandante "Weza"agora vêm cor bom discurso de misericórdia pedindo que Deus abençoe Angola durante a campanha eleitoral. Até aí, tudo bem, reconheceu o arquitecto da matança durante o seu reinado nas FALA aquí no norte. Eu sabia que o resultado seria fatal para a UNITA e desastroso para eles porque a canpanha foi conduzida por homens auto convencidos a partir do próprio Isaias Samakuva, Camalata Numa, Adalberto Costa, Abel Chivukuvuku, Jardo Muekália, Raul Danda, Alcides Sakala, Marcial Dachala, Meraldina Jamba e companhia com 95% de insultos durante a campanha. Agora eu pergunto o quê que eles esperavam? Até os antigos bastiões viraram-se. Alguêm imaginou que a UNITA podia cambalhotar no Huambo,Bié e Benguela?!! Eu aconselho que se a UNITA se não mudar do seu figurino político quer interno ou externo irá de mau á pior e com as eleições presidências ás portas os resultados poderão ser mais nefastas e eventualmente poderão resultar em mais desersões de militantes e as próximas eleições legislativas de 2012 Diabo é que esteja atento ao menos descerem dos 10.6% que conseguiram desta vez, e pararem pelo menos nos 2% de votos em todo país para ganharem juízo. E, é bom esquecerem o vosso célebre project de Muangai……Bem haja a paz.

Anónimo    
Nos últimos seis anos, a UNITA democratizou-se mais que o MPLA, pois realizou dois congressos com múltiplas candidaturas e voto secreto. O MPLA está em condições de fazer o mesmo? Mas há mais: os candidatos a deputados desse partido foram eleitos e não indicados. Espero que depois da derrota, Samakuva coloque o seu lugar a disposição. A UNITA está a pagar o preço do seu passado e um dos grandes culpados dessa derrota deve ser atribuída ao ditador Savimbi. O MPLA está preparado para gerir o seu passivo em caso de morte de JES? Ou se transformará tb numa manta de retalhos depois da partida do ditador?


Para o MANDAVID    
Obrigado por seu comentario com uma linguagem reconciliadora e motivadora. Nota 10. E isto que o angolano precisa.


Kiazukama    
A Unita esta a pagar os males que fez no povvo Angolano...pensaram que o povo havia de esquecer as atrocidades cometidas pela Unita


l uanda angola    viva UNITA
FORSA SAMAKUVA I MOSTRA A TUACAPASIDADI DE LIDER I DE ANGOLANO VAMOS ESPERAR ESO 4ANOS NAODEMORA ENQUANTU I SO CURTI AVIDA

Freedom of Speach     Luanda
A UNITA aceitou os resultados porque, precisa provar ao mundo de que a UNITA de hoje, não é a de ontem. Na verdade, o que houve foram graves falhas que se a vontade de amor e paz por Angola não falasse mais alto, muitos partidos políticos reivindicavam essas falhas. O que presenciei, foi um homen da assembleia de voto no meu musseque, não vos digo qual porque voçês do MPLA não estão habituados a verdade mas, no meu musseque, havia um homen que assinava pelos velhos todos e ensinuavam os jovens a votarem no MPLA. Fui noutro sítio, era a mesma coisa ensinuavam as pessoas a votarem no MPLA. Já era do conhecimento de todos que o MPLA iria ganhar o que deixa a dúvida, é a diferença entre os dois partidos. Apesar dos pesares, há muito boa gente também que conhece os truques do MPLA. Reparem que a falta de cadernos eleitorais se verificou mais nas área onde se presumia ter maior número de gente que se revem na UNITA, epa, sejam sérios, o MPLA teme a UNITA não foi em vão que o JES levantou porque sentiu o perigo. Any How, 2012, estemos lá.

Anónimo    
O sujeito JURA que comentou em baixo tá com toda razão embora demonstre frustração no seu pronunciamento. O reparo que faz da UNITA eu fá-lo-ia no maioritário MPLA é tempo de Eduardo dos Santos olhar para quadros jovens independentemente de serem do seu partido ou não para pastas governamentais e do aparelho do estado.


Zaca    Lubango
Penso que o momento agora é para a família UNITA reorganizardiplomaticamente interna e externamente. Verdade se digao "bom" nome da unita desapareceu, se é k um dia apareceu. Ponham o orgulho de parte, unam-se e façam qualquer coisa para que não desapareçam, aliás penso que em Angola será inédito um dia vai se falar da unita como partido apenas na história. Não haverá ninguém a se identificar com ela. Quando esta geração acabar, acaba tudo. Um grande abraço ao meu amigo Alexandre Neto, estavas muito bem akí no Lubango

CABINDA PURO    
Só fizeste bem atirar a toalha ao tapete, Sr.Samakuva. Queremos mudança, sim, mas com calma. Tudo que tem princípio tem fim. Quanto ao Jorge Valetin, quê vergonha de um homem ontem filho querido da Unita, hoje traidor. Para quê bajular tanto e lamber as botas de Zé-Dú e as os cofres do M? Mesmo assim, acredite que não te vão aceitar por este teu mau carácter.


l uanda angola     MPLA
a UNITA NAO TINHACUMU DISCUTIR PORQUI USCEUS ALIADOS ESTAVAO A POAR U MPLA E BOQUI RECUNHESERAO QUI U MPLA EU PORTIDO QUI UPOVO ANGOLANO MERESI ,MPLA,UNITA,EFENELA,....EESIS LUTARAO PEla INDAPENDENSIA DE ANOLA

viva angola    forsa MPLA
a UNITA NAO TINHACUMU DISCUTIR PORQUI USCEUS ALIADOS ESTAVAO A POAR U MPLA E BOQUI RECUNHESERAO QUI U MPLA EU PORTIDO QUI UPOVO ANGOLANO MERESI ,MPLA,UNITA,EFENELA,....EESIS LUTARAO PE INDAPENDENSIA DE ANOLA

Razão     Chapa 100
Até 2012 manos. Mas até lá será chapa 100 contra a oposição. Porque como vimos a UNITA já não tem militantes, todos eles livres do medo e engano juntaram-se no MPLA É O POVO E O POVO É O MPLA, assim de Cabinda ao Cunene = MPLA.

Amigo    Niamey
Apenas para esclarecer um detalhe ao amigo Knorte. Angola é um pais de regime semi-presidencialista, onde existe uma assembleia saida dos escrutinios e um governo escolhido pelo presidente da republica. A unica até poderia ter ganho as eleiçoes mas é o presidente da republica que escolhe o governo. Ele podera meter quem ele quiser. O unico problema é que, caso a unita ganhasse, ele seria moralmente obrigado a ter membros da unita no governo sob pena de todas as propostas de lei levadas ao parlamento serem chumbadas pela maioria da unita. Neste caso o pais entraria num empasse governativo que poderia culminar com a dissoluçao da assembleia e convocaçao de eleiçoes antecipadas. Espero ter ajudado

Ao Mundo Real do Knorte    Luanda
Vê-se claramente que te encontras no mundo imaginário ... perguntas onde o sr. samakuva tiraria o dinheiro para dar aos pobres???? quando se ganha as eleições (e caso a UNITA ganhasse) eles é que estariam no poder a governar o país ... e quem governa o país põe a mão na massa ... onde é que o MPLA encontra o dinheiro? vem da lavra de quem??? VEM DOS COFRES DO ESTADO ... é lá que os futuros partidos que ganharem as eleições tirarão... porque Angola não é do MPLA é do povo ... 2012 nos aguarda ... se o voto que confiei não for respeitado irá noutra direcção ... A AGORA O POVO VAI TOCAR A MÚSICA ... o mundo está surpreso com a atitude dos angolano ... nada previa ... em 2012 tb vai depender de nós ... ""OU TRABALHA OU QUÊ""

PRESIDENTE DE MESA DE VOTO    
NA MINHA ASSEMBLEIA HAVIA UM COITADO DA UNITA, ONDE DEVERIA TER 4(QUATRO), QUANDO EFETUAMOS A CONTAGEM NA MESA O RESULTADO FOI O SEGUINTE: 260 VOTOS PARA MPLA(para o povo né) 15 VOTOS PARA UNITA E NO FIM O RAPAZ DISSE O SEGUINTE: O MPLA É O POVO E O POVO É O MPLA, E EU PERGUNTEI-LHE PORQUÊ TU NÃO ÉS POVO TAMBÉM? TU ATÉ ÉS JOVEM SAIA DESSA PORCARIA DE PARTIDO PA.


Anónimo    huila
Sr Samacuva porte-se como gente: demita-se do partido e convoque um congresso extraordinário para escolha de uma nova liderança na Unita! senão estão a caminhar para a extinção

Muana e Soyo, di Tuku    
Temos todos de agradecer o processo eleitoral em Angola porque está de para bens o povo Angolano, quer os vencedores e os derrotados todos ganhamos, porque todos contribuem para melhores actos de governação do país através das críticas e reparos daquilo que está mal isto só leva a corrigir os nossos actos e fazermos mais melhor tudo para o bem da Nação. Caros amigos neste memonto não existe mais tribalismo nem regionalismo em Angola quase em todos partidos há angolanos de Cabinda ao Cunene, a verdade é que cada lendo a História da criação dos patidos históricos cada um deles apareceu numa determinada região de Angola isso fez com que tivesse maior parte dos membros desta região este facto não pode ser visto como tribalismo ou regionalismo, com a Reconcilação Nacional temos retirar essas palavras no nosso dicionário. Viva a paz, a unidade e reconciliação nacional.


JURA    
Sr. Presidente Samakuva, demita-se e leve consigo também o Fernando Heitor, o Domingos Maluca e o Ernesto Mulato e toda corja de incompetentes que lhe fazem a corte. A UNITA tem quadros a altura das encomendas, dêem oportunidade aos jovens que acreditamos que o partido não será o mesmo. Basta que alguém olhe para a JURA com visão de pai e não de padrasto que há-de concluir que a UNITA tem futuro. Deixem de darem tiros no escuro, o momento é de dinamismo, união, tolerância e reencontro da grande família UNITA. A eleição foi um fiasco, nós esperávamos pelo menos a manutenção dos 70 acentos ou o seu acréscimo nem uma nem outra, pelo contrário corremos riscos de ser riscados do mapa politico caso não se tomem medidas urgentes e sabias. Deixemos as paixões de lado e procuremos no partido aqueles capazes de renovarem e revitalizarem os interesses do partido. Por favor demitam-se meus senhoras.


SAMACUVAZINHO    
A UNITA PERDEU MESMO, PORQUE NEM SE QUER TEVE MEMBROS PARA COBRIR TODAS AS MESA DE VOTO DO EM LUANDA, É ASSIM QUE QUEREM COMPETIR COM O MPLA, SEUS FRACOS, FRACOS FRACOS E FRAQUINHOS


mandavid     
Eu sei o que se passou na votação, mais pelo visto foi tão bem feito que niguém esta em condições de desmacar o MPLA com provas materias. Pelo que somos obrigados a aceitar os resultados. Nas proximas eleições não queremos Jogador e Àrbitro da mesma equipa. Por se for assim, é melhor ném jogar mais.


Anónimo    huila
Sr Samacuva porte-se como gente: demita-se do partido e convoque um congresso extraordinário para escolha de uma nova liderança na Unita! senão estão a caminhar para a instinção

SAMACUVAZINHO    
POVO ANGOLANO, VENHO POR INTERMÉDIO DESTA PEDIR AS MINHAS SINCERAS DISCULPAS POR QUERER IMPUGNAR AS ELEIÇÕES LIVRES, JUSTAS E TRANSPARENTES. TUDO SO ACONTECEU PORQUE EM TODA MINHA VIDA NUNCA PERDI ASSIM, NEM JÁ QUANDO MORREU O MANO SAVIMBE, EU NÃO SABIA QUE O MPLA É TÃO FORTE ASSIM. AFINAL DE CONTAS EM 1992 PERDEMOS SIM.


mandavid     
Dr. Samakuva, sei que és bom politico, e integro acima de tudo. Mais para a lideraça devia ser o Sr. Abel Chivukovuko que têm maior popularidade e credibilidade. Por favor, troquem já. Não queremos ser governados só por um partido, MPLA. É importante manter a democracia que o Dr. Savumbi fez nascer em Angola.


timuxa    luanda
agora o mpla tem responsabilidadees acrescidas trabalhar para mudar angola senao daki a quatro anos é q vai levar os dois cartoes vremelho e amarelo de uma só vez.JES disse q mudará os governantes que complicam a manobra governativa e q colocam mal o partido a ver vamos.

mello Isunji    macau
tenho estado muito atento as noticias do nosso país, e fiquei muito satisfeito por ler que o presidente Samakuva da Unita reconheceu os resultados e respeitou a vontade do nosso povo,é um sinal de exemplo verdadeiro em Africa e o facto de nao justificar a derrota do seu partido com a fraude eleitoral isto mostra um bom sinal para a nossa jovem democracia, afinal nos todos vencemos.

J. Manuel    Luanda
Viva o M, a victória é do Povo Angolano. Angola é e será por vontade própria TRINCHEIRA FIRME DA REVOLUÇÃO EM AFRICA.

timuxa    luanda
meus irmaos vamos acabar com os insultos porque nao nos levam aladeo nenhum.tina de haver um vencedor e é o povo angolano q quer viver bem tendo educaçao,saúde,saneamento básico em condiçoes luz e agua potavel.por isso devemos continuar a dar a liçao de civismo aceitando que somos todos angolanos independentemente da cor politica.

Mundo Real no KN    
Mano Sama! os teus discursos pesados, fizeram parte da nossa desgraça neste pleito eleitoral. Vejamos um deles, tu anunciaste que haveria dinheiros para os pobres, onde é que irias tirar? Serias também um destes que navegam na corrupção. Por isso, esperamos que na campanha de 2012 concentra-te nos teus discursos, falar a realidade que nos anseamos e não bla-bla. Cuida-te prejudicaste o partido, por temosia.


SAMAKUVA    ESTAVABEBADO@HOTMAIL.COM
ÉÉÉÉÉÉÉ CHÉ!.. SABES O Q FIZESTE SAI JÁ DA UNITA é para te darem dinheiro se baixaste bem ha ha ah ah ah ah ah ah!... falhado. um lider nunca baixa a cabeça fraquinho voçê ñ es lider es wider

Mundo Real no KN    
Concordo contigo, meu caro comentador Kajimbangala "o guardião". Esses são partidos que nunca serão unidos, para deixar de serem partidecos.


timuxa    luanda
parabens a unita que foi um adversario a altura.angola vencerá com atitudes positivas como estas.agora cabe a unita rever tudo de novo em um congresso extraordinario rever a liderança reconciliarem-se porque alguma coisa de grave está a passar na unita.queremos partidos da oposiçao fortes que façam pressao ao poder par que a nossa jovem democracia avance.parabens UNITA,vcs troxeram a democracia em angola

Carlos Lopes    Viana-Luanda
Muito bem. Acto digno, esse de Samakuva. É assim, que um político deve comportar-se, aliás, Isaías Samakuva até não é mau político, ele é um politico talhado, o problema é que ele não tem uma equipa a altura da UNITA. O Núcleo duro da UNITA é um fiasco. Demagogos como Fernando Heitor, devem ser afastados da Direcção do Partido. A UNITA se não se cuidar, vai desaparecer como Partido Político.

Kajimbangala    o guardiao
ATENCA: para concorrer as eleicoes legislativas, cada partido lhes foi exigido um total de 15,000 mil assinaturas (15,000 mil assinaturas, reparem bem), como e possivel sequer que um paratido nem 3000 mil votos tem. Onde sairam as 15,000 mil assinaturas? Depois dizem que o MPLA eH mau. O MPLA sabe das falsificaoes, mas nao pressionou, pois muitos desses partidos nao concorreriam neste pleito. reflictam meus senhores!

Zungueira-Roque Santeiro    
Sr.Samacuva!Como ficamos?E o banco das ZUNGUEIRAS?AH!.Mano Samacuva, a unita não vai mais no enganar.Perdeu porquê?QUEREMOS O BANCO QUE NOS PROMETEU.por favor. O mano Sama esta fundido conosco. tchau mano


Camalhao    Angola
Angolanos, chegou a hora de sermos democratas. O Partido no poder ira governar os 4 anos de acorco a lei. depois todos nos teremos novamente o prazer de ir as urnas e decidir se continua ou nao. mais nao e hora de barraco e hora de fazer alguma coisa por nos e nao fazer comentarios que nao sao construtivos. Angola e nossa...a gente e quem decide quando arrumar a casa e nao o vizinho...e com as eleicoes os Angolanos estao a mostrar que a hora e esta. Todos terao oportunidades neste Pais mais para isso devemos todos trabalhar mais...Desenvolvimento so e possivel com muito trabalho e uniao, unidos estamos e de olhos bem aberto para tudo e todos. a decisao dos Angolanos esta feita. Vamos todos estar unidos e fazer desta Angola o Pais que todos nos sonhamos. Nao cabe so aos Politicos.

SM    oua
Muito bem!reconhecendo a victoria do outro faz parte da jogada democratica!Como Angolano dou-lhe desde ja os meus parabens por estar a trilhar o caminho certo.

FELIZ    ESTOU
nos os angolanos é que saimos a ganhar com esta posição da unita.muito obrigado por terem entendido que este é o desejo do povo; a isto é que nos chamamos de sivismo é assim que se vai em frente samakuva e tambem convem melhorar a vossa politica enterna fuiiiiii......

Honeymoon tera o seu fim    regozijai agora!!!
So sao quatro anos! Viram como passaram rapidamente os dezasseis anos?

MATUBA    
O LOGISTICO SAMAKUVA andou a dizer que o MPLA em 33 anos ós disgovernou Angola e agora ganhaste ou perdeste? Nesta ordem de ideias eu gostaria que a UNITA te exonerasse das fileiras porque es um chefe falahado que falas muito e nada fases. A UNITA passava a mensagem a dizer os eguinte: O MPLA ou melhor o governo desgovernava e els (UNITA) governava. A UNITA COSTRUIA e o MPLA distruia. Brincalhão!! Agora só te resta comecar a vender peixe frito com bombo e kimbombo no Roque santeiro ou no mercado do CHAPANGUELA em Benguela!!


manuel    
Samas agora e que falaste de verdade!!!!Pela primeira vez deposi que chegaste a luanda te ouvi falar como angolano!!!! respeitem a vontade do povo, e da proxima tero um pouco de mais votos!!!! continuam a nao respeitar o que o povo diz e quer, terao ainda menos votos nas eleicoes!!! recordem-se nao se trata de voces virem e dizer o povo precisa de nos!!!! o proprio povo e que tem que ver se precisa de voces ao nao!!!!!! por fassam como os chineses, baixem a cabeca ate arrastar no chao e fassam venia a este grande povo Angolano!!!!!viva o povo angolano!!!!


Kiabofopy    Viana-Luanda
Parabéns Angola! Caros compatriotas do M, 80% é muita responsabilidade e esperamos que todos possamos participar dos ren dimentos desta grande nação. Samakuva, por favor tenha a humildade de convocar um congresso extraórdinario, a UNITA carece de uma restruturação. Chivuvuku o que é feito de si?

Anonimo    
Meus caros Angolano o Porto do Lobito esta em greve e a TV do MPLA TPA e radio nao estao a informar nada porque?


Politico    Definido
Sou de opiniao que toda a UNITA se junte ao MPLA e assim Angola sera mais forte. Tio SAMA nao vale a pena concorrer as eleicoes presidencias vao te enxovalhar nao tera votos. Aviso de amigo

maryuska    
Considero ter o senhor Samacuva ter tomado a medida mais acertada ao reconhecer os resultados das eleiçoes no nosso pais pois tal como a opiniao nacional e internacional tambem sou unanime em consideralas justaas,mas !Aconselho a direcçao da UNITA a repensar a sua posiçao politica interna do seu partido, passando por um cartao verme-lho ao Senhor Isaias Samacuva e chamando a liderança do seu partido o S.Chivucuvuco para que dentro de 4 anos tenhamos verdadeiramente uma oposiçao. E bom que Chivucuvuco ou outro lider que venha a estar a frente desta organizaçao politica nao se esqueça de recolher outros reta-lhos dispersados por SAMA,como por Exemplo o Mais velho JORGE.........


wecucha-Uige-Cuilo - Futa    
A UNITA tem que reconhecer a victoria do MPLA e nao podem se enfraquecer tem que ser sempre forte procura acolher o Abel Chivucuvuco e todos ficam Unidos para uma melher oposiçao num país democratico


MILHÕES    
JÁ DIZIA O POETA: N´S SOMOS MILHÕES E CONTRA MILHÕES NINGUÉM COMBATE, QUEM TENTAR COMBATER SERÁ VENCIDO. PARABENS MPLA. O POVO RECONHECE O QUE FOI FEITO DESDE 1975 ATÉ HOJE.


ONE LOVE    HUAMBO
parabens ao povo angolano,

ana paula silva    anapaula@hotmail.com
Alguem sabe me dizer o que será do Abel Chivukuvuku. Este partido nao terá tanto dinheiro para se sustentar.

MATUBA     
foi dificil aceitar mais aceitaste seu lider falhado.Agora só falta apanhar mais nas presidenciais no ano que vem. So tinhas que aceitar porque o povov estava atento as súas manobras.O bom politico é aquele que aceita os dois resutados que são victoria ou derrota. Agora só te resta ocupar uma bamcada no mercado do Roque santeiro para comecar com o seu negocio de venda de peixe frito e kimbmbo. Pensaste bem SAMAKUVA,porque estavamos a espera do que irias da sua reacão para agirmos. Viva a democracia em Angola!! Nós somos milhões e contra milhões ninguém combate e quem tentar será vencido.Essa victoria não é do MPLA mais sim do povo angolano para o bem da nossa querida Angola.


kalita MPLA    luanda terra dos ricos
bem o Sr so tinha msm q aceitar a derrota pq isso ja xtava previsto s q ele nao qz acreditar gastou dinheiro na sua campanha d porcaria q nao lhe levou a lado nenhum por isso pessoal meu povo qrdo q votou p o meu partido do coracao VIVA O M hehehhehehehehehehehhehe

Mbuiji    
a unita e outros tantos partidecos da oposicao deveriam agora reverem suas posturas tribalistas e racistas! se olharmos para dentro de alguns desses partidecos nao se ve um unico elemento de pele clara e, nalguns casos, sao formados por elementos oriundos da mesma regiao do Pais! Isso nao serve meus senhores, no mundo em globalizacao em que vivemos hoje essas praticas racistas, tribalistas, xenofobas estao mais q ultrapassadas e limitam sobremaneira nossas capacidades de atingirmos certas metas na vida! aqui temos hoje 1 grande licao; o MPLA admite homens e mulheres de todos os cantos de Angola e tambem Angolanos de todas as racas! estupidamente alguns desses racistas e tribalistas as vezes asperamente o Partido no Poder e seus dirigentes simplesmente por nao compreenderem ate hoje que a forca do MPLA esta justamente ai! isso desde os primordios de sua fundacao o MPLA sempre espelhou em sua composicao um amplo leque de integrantes da populacao deste Pais! Enquanto alguns querem unir e vencem, outros querem separar; dividir e, PERDEM! os partidos tribalistas e racistas nao tem futuro em Angola e, tb nao tem futuro aqueles propalam a fragmentacao do Pais inclusive o tal de federalismo! oportunistas baratos! * * * para terminar o sr samacuva deve demitir-se da direccao da unita, convocando urgentemente para o efeito 1 congresso extraordinario! Eh o minimo q vc pode oferecer hoje aos seus militantes depois de tao estrondosa derrota! tenho dito! Viva o MPLA, viva o PR JOSE EDUARDO DOS SANTOS!


joao    Luanda
demorou mas valeu a coragem para o bem da nação e em particular dos militantes da Unita, com a humildade somos levantados por Deus, amanhã poderá ser melhor, paciencia, este amanhã é já as presidenciais, e deve se pensar já em lançar um candidato(seja o Abel Chivukuvuko) os +velhos na Unita devem ter humildade em lançar o miúdo como Candidato e já não esperar o início da campanha eleitoral.

kalandula    usa
nao serves para ser lider...

RST    Tinha mais era que aceitar...
Excelente trabalho Sr.José Eduardo Dos Santos e toda a comitiva, que se dedicou e lutou por uma nobre e justa vitoria. Parabéns tb a nós ANGOLANOS, pelo civismo e por acreditar-mos na verdadeira mudança. Sem o Presidente e o MPLA, nada seria possível em ANGOLA. A UNITA, pelo menos demonstrou de certa forma serem sensatos, pois tb não teriam outras alternativas e nada fizeram mais do que a sua obrigação, dar o direito ao povo de cidadania e democracia. Ate que enfim, pela vossa parte existiu o bom senso. Escolhemos e acreditamos no Presidente do MPLA, Srº.JOSË EDUARDO DOS SANTOS, Que sem dúvida é CAPAZ DE GOVERNAR ESTE PAÍS. não poderei deixar de salientar a sua enorme capacidade e Inteligência, Sábio, conhecedor ate mesmo dos problemas que temos no nosso país, e só ele é Colmatar a fome, a miséria, que infelizmente ainda temos muito que nos aplicar e trabalhar esse campo, que é tão importante para o crescimento de TODOS e o Desenvolvimento dos cidadãos. não esquecendo porem de alguns deveres e Obrigações para connosco " POVO ANGOLANO" de tentar pelo menos, fazer baixar os riscos de corrupção, e dar o direito a todos, e não somente a alguns, de poder ganhar a vida e usar muitos dos seus ganhos em benefício e aplicação de valores na nossa TERRA essa ANGOLA que nos pertence a Todos. Parabéns e Felicidades, Ilustre Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, Todos os Angolanos que votamos no MPLA, Temos respeito e consideração pelo SENHOR, essa palavra SENHOR é em Maiúsculas, porque é isso que você é na realidade. RST

Kota Kota    Luanda
Reconheço a vitória com fraude na apuração do MPLA.

O DEMOCTA    Angola
Brothers, sou do M 100% mas reconheco a capacidade dos galos em se representarem democraticamente. este geito do Senhor Samakuva e tao importante quanto o processo de PAZ por completo, ele acaba de dar uma licao de moral a todos que ja esperavam uma nova confusao no nosso pais, principalmente os expats... este senhor que andou a andar as suas bocas (ent

REALISTA    LUANDA
ESSAS MAQUINAS NAO VIERAM VICIADAS NEM NADA, E MUITA PERCENTAGEM JUNTA PRO MPLA,PRA UMA PESSOA SO ACREDITAR

A GORA MPLA vai te cabar bem com na FNLA    
opposiçao tenque sabotar parlamanto,nao vai mais no parlamanto viva FLEC


Bwanja - Lisboa    
Parabéns ao MPLA, parabéns a todos nós angolanos, parabéns ao Presidente da UNITA que tem demonstrado sabiamente uma maturidade política e democrática. Agora, vamos esperar que as promeças se cumpram. São 1000. 000 de casas durante 4 anos, a diminuição da pobresa, a diminuição da taxa de mortalidade infantil, a criação de mais postos de trabalho e tantas outra. Eu, pessoalmente continuarei a marcar presença no debate para fortalecer a democracia e a cultivar uma consciência democrática para que os cidadãos reconheças os seus direito e obrigações.


Bailundo    Huambo
Parabéns para todos os angolanos. Sr Dr. Samakuva em democracia, reconhecer a derrota eleitoral com sinceridade, é sinal de maturidade política! Entretanto, os resultados destas eleições devem ajudar a reflectir que muita e muita coisa não ainda não vai bem em Angola: 1º Não temos oposição forte e séria; 2º O povo ainda não tem maturidade político - democrática; 3ºo Mpla continua (à luz do comunismo) profundamente entranhado no tecido social angolano, arrastando a sociedade populisticamente! Entretanto, essas eleições foram livres e justas, apesar de pequenas irregularidades eleitorias compreensiveis para um jovem processe eleitoral. A Unita devia repensar seriamente o seu papel e as suas responsabilidades políticosociais! Para tal o Sr. Dr. Samakuva devia demitir-se e convocar um congresso extraordoinário.Porque é preciso notar que reconehecer que Samakuva é tido claramente como o homem da linha dura, ortodoxa, férrea- BELICISTA- do Dr. Savimbi. Mas a Unita que o povo precisa hj é da linha heterodoxa, moderada, pacíficadora que aposta no desenvolvimento do país. Para isso, a renovação profunda da Unita ainda não foi feita. Uma Unita integrante e unificadora! Samakuva dimita-se, por favor!

Angolano daki    
Foi muito positivo o o reconhecimento de vitoria, ao MPLA, pois assim se devem comportar os verdadeiros democratas. Os meus parabens senhor Samakuva. Cabe agora refletir para os proximos passos do seu partido, fazer uma introspecção, analisar o que terá falhado, pois não me pareceu ser apenas o pagamento da factura da guerra perpetrada fundamentalmente nas áreas pelas quais a Unita militarista deixou a sua marca(indelevel).É preciso ter coragem politica para implementar reformas,mudar o disco e humanizar o partido para o bem da democracia. Renove a estrutura do partido, aposte na juventude, faça com que o partido se abra ao povo, se for preciso convoque eleições antecipadas pondo o seu lugar a disposição, pois como lider, ficará na Historia por não ter sido um bom sucessor de Jonas Savimbi.Por ter conduzido o partido ao escandalo. Ser bom politico, também é ter coragem para definir o exacto momento de se afastar.Não como sinal de derrota, pois os ganhos enquanto partido democratico, tem por demais a sua marca, mas acima de tudo como um testemunho de alguem que soube ler os sinais do tempo, embora tarde, de alguem que deu oportunidade a outros actores. Mais uma vez, os meus parabens, pela coragem de aceitar a vitoria do MPLA,pois ganha o povo, ganha a nossa democraciac e os nossos politicos.


Cazenga Norte    cazenga_norte@hotmail.com
Kota Samakuva terá sido preciso fazer a palhaça de andares a falar em inpugnar as eleições em Luanda? Democracia é ganhar e perder. Perdeste. Agora convoca um congresso no teu partido e põe o teu lugar à disposição. isso é que democracia. e nao andares com tretas sem sentido. Daqui a 4 anos há mais. E para o ano vai haver presidenciais. Nao acredito que tenhas peito para ser o candidato.

Anónimo    
obrigado senhor Samakuva realmente es mesmo angolano como diziam que angola basta esper só um pouco porque 4 anos não é nada não fazer tudo em 4 anos vam aranjar mais desculpas neste momento ja a confuzâo nos que trabalharam nas mesas de votação por causa dos pagamentos prometido vam ver só no marco historico 4 de Fevereiro no cazenga o que se passa.isto vai dar mal


Antonio    Georgia
Felicito o Sr Samakuva, isso é uma prova concreta de democracia, é melhor do que falar sem nexo aos cantos. Aceitar os resultados é o melhor. Viva ANGOLA

Mumbembe    
É mesmo isso man Sava, agora falta demitir-te porque nao adianta, afrente já nao vais!


José Fino    Lisboa
O índice de analfabetismo começa agora a reflectir-se neste espaço de diálo...em Democracia não se prendem nem os politicos nem as populações, não se mata ninguém, a Democracia consiste sobretudo na livre expressão de opiniões. O Dr Samakuva ou outro cidadão anónimo, pode dar a sua opinião sobre o atraso dos cadernos eleitorais e outras muitas irregularidades, isto, até concorre para um melhoramento do processo. Espero que os que erraram esta vez de maneira grosseeira não voltem a fazé-lo pois o povo sabe que não tem luz, que não é bem tratado na sua própria terra, que não medicamento nos hospitais e outros se vão tratar nas melhores clinicas do Brasil e EUA com o dinheiro do país, o povo sabe....

cocan    
Oh Mandavid, sera que o Smakuva seria preso?foi preciso grantias?


carapau    kuanza sul
desta vez o povo foi correcto soube ecolher quem era o melhor esta ai demontrado que eles sabem quem foi que sempre esteve com ele e quem merece o voto deles.por isso meus irmãos nos depenamos uma ave que esvuaça aquele abraço de um camarada

Novo Angolano    Namibe
Muito obrigado Kota Sama, com este comportamento o mundo vai nos encarar do outro jeito, porqueo que estavas atentar fazer so iria prejudicar mas a reputacao da Unita, se analisares bem veras que nao houve tal fraude como dizes porq a vantagem que o M leva e sufficiente pra abafar os vossos pronuciamentos, 81.73 contra 10 e tal e muito e demais. Obrigado kota Samakuva, obrigado povo Angolano, obrigado a Unita estamos todos de parabens!! FORCA M que daqui a dois meses vou comecar a cobrar o que mefez votar em ti!!

andrew em washington (seattle)    
e o dia mesmo bonito da minha vida!


mandavid    
È isso que eu disse, ele queria so garantias para aceitar.nimguem vai te prender.


Viva Samakuva pela decisao correcta!!!    
Samakuva mostrou ser diferente do seu predecessor ao escolher oque e melhor para o Pais e nao ambicoes pessoais. Nao adiantava enveredar num caminho das duvidas e deixando para traz a responsabilidade de gerirem melhor o vosso Partido. Angola precisa de oposicao forte. O MPLA precisa de oposicao forte porque so assim sentimo-nos esforcados a fazer melhor e cada vez melhor. E saudavel que exista oposicao em Angola.


Anónimo    
O que dá mais alegria é que agora as eleições serão de 4 em 4 anos.....! Vamos ver quem governa melhor o país..! Quem dá muita bandeira...! Forá........!! Tirar o pé do funtungo,isso não vai ser fácil,mas já começou, é melhor irem se hituando.....!


Ora Tabaco    
E agora Samacuva? depois deste desair, que juizo fazer da sua direccao do maior partido da oposicao? Eh imperativo rever-se o caminho a trilhar, as responsabilidades para com a sociedade e o processo democratico que, sem oposicao nada funciona...mas para tal o fulcro eh sera Samacuva o homem ideal a liderar a oposicao em Angola?... Lembrem-se que que estas so foram as parlamentares e quando formos as urnas para as presidenciais e caso o... formidavel Jose Eduardo se recandedite!..Ehm Samacuva?


Savimbi    Bailundo
Irmãos VIVA ANGOLA, UM SO POVO UMA SO NAÇÃO... ESTE É UM FEITO HISTORICO... AGORA A CURRAR... SE O MPLA LIXAR MAIS DAQUI A 4 ANOS CONTEM COMIGO! AINDA NÃO TENHO AGUA 24HORAS NEM SEQUER IMPOSTOS A MEU FAVOR...

andrew em washington (seattle)    muito obrigado!
estou muitissimo feliz!!!!!! assim seremos muito mais respeitado pelo mundo!

Anónimo    
Quando ouvi o entrevista do mano Samakuva,quase que chorei....ele-A nossa meta foi alcançada,levar o povo às urnas mais uma vez,e se a nossa história de Angola for eclética, então é o mano Samakuva que é o grande vencedor desse processo todo.................! Parabéns pela lucidez de espírito........!


Mwangole    Cunene
Unita é nossa P...

Viva Angola!!!    Finalmente!!!
Boa decisao reconhecer que perderam e nao adiantava levantar celeumas sobre as falhas que ate eu critiquei. O MPLA e um partido mais enraizado nas massas populares. A UNITA devia antes de concorrer reconstruir a imagem auto-danificada. E contrasenso politico sugerir-vos os remedios da vossa maka, mas como angolano e amante da democracia aconselho-vos a liberalizarem o vosso Partido. Liberalizem a UNITA do regionalismo e tribalismo. Tornam aquilo num verdadeiro Partido dos angolanos. Liberalizem e rejuvenescam a vossa hierarquia. Ela anda muito gasta! Os que ontem andaram a bombardear sanzalas e aldeias nao poderiam ser os mesmos a ir pedir os votos. O povo nao tem memoria tao curta assim.

andrew em Washington    
muito obrigado sr. Samakuva, antes de tudo deve ser primeiro a patria! Vamos agora dar tempo ao Mpla para corrigir problemas da corrupcao, das gasosinhas, o nao respeito ao tempo, a politica de deixa andar, de nao respeito ao trabalho, etc... Se isto nao acontecer, prometo que dentro de quatro anos, havera um outro vencedor em Angola. Congratulation MPLA!! viva a paz em Angola viva a democracia, a luta continua, todos venceremos! neste momento foram a democracia e a paz e sobre tudo a vitoria de todos os angolanos. estou a pensar seriamente regressar e viver permanente em angola. Obrigado a todos os politicos angolano e tambem ao presidente jose eduardo dos Santos!


Aiwe    
Se moderniza, sao vc proprio que fizeram o mpla sai se assim, passaram tempo a pedir gimola o mpla a proveito prepara se durante este 6 anos, em quanto Vc so fizeram preparacao de 3 mes, em qualquer parte do mundo qualquer partido o presidente inaugorar na altura das eleicoes realmenute ganha, desta vez faze uma boa oposicao, diga o que vc ve de mal, vao recuperar os anos que neste 4 anos nao vao beneficiar da riqueza do pais, eu sei o mpla nao vai fazer nada neste pais, se o lixo nao consegue governar agora um povo


MARCUJÁ DOCE    Luanda
caro compatriota SAMAKUVA: Custou mas deste o passo que se impunha. Agora vê lá se consegues "apagar" esta mancha, fazendi um gesto de "fair play" junto do MPLA. Segue o meu conselho : Quando forem homologados oficialmente os resultados definitivos, apressa-te a dar um abraço e aperto de mão ao grande vencedor - pedido-lhe desculpas por esse deslize. Depoism internamente deverá provocar um congresso extraordinário do partido e sugeita-te às criticas internas e se calhar até será melhor antecipares pedindo a tua DEMISSÃO DO CARGO e dá lugar a outro - É assim que se faz e tu sabes muito bem pois tens vivido muito tempo em democracias, porque senão a UNITA nubca ganhará nada em ANGOLA , cujo povo já está muito maduro e quer dar cartas a todo o MUNDO. FUUUUIIIII!

Anónimo    angolano5000@live.co.uk
Agora a UNITA pode cantar alto... ou seja FAZER UMA BOA OPOSICAO,e para iniciar...um novo lider.

Anónimo    Luanda
Dispir-se do orgulho nesta hora! chega a ser a maior prenda que se pode ofercer a um povo que almeja uma verdadeira paz e um país rumo ao desenvolvimento. Participemos sem preconceitos e com mãos dados nas ingentes tarefas, rumo ao desenvovimento desta pátria que muito necessita o trabalho unido dos seus filhos. Grato pelo reconhecimento da vitória do MPLA irmãos da UNITA.

BENGUELA    Lisboa
Mto obrigado pela distreza política,por dar o mérito a quem tem,viva Angola e coitado dos ingerentes qriam guerra entre nós.

lingandum    zangado
aconselho a unita a arranjar outro candidato para as presidenciais, o samakuva com a cara dele de hipopotamo anda a assustar os votantes

Marteleiro-A unita reconhece cinicamente os result    
É Lamentar de que este reconhecimento, saia tardiamente, de uma forma cinica. É uma questão de personalidade e caracter pessoal, que já o Ultrapassa o jogo democratico.Paciencia. Viva Angola. Viva os angolanos.


nito    lubango
presados amigos comentaristas eu acho que seria um equivoco dizer q o MPLA nao ganhou estas eleiçoes por merito proprio e se o senhor Samakuva naos as reconhessece... Por isso digo com todo orgulho a minnha patria e ou meu MPLA que soos todos vencedores por merito e a minha grande naçao angora Sai vencidora com a liderança do MPLA visto que estamos acreditados pelo povo angolano... que VIVA A DEMOCRACIA, A PAZ o AMOR e a PROSPERIDADE PARA O POVO ANGOLANO.

joao borrodao    
obrigado dr samakuva realmente es o verdadeiro angolano tens um coracao enformidavel um grande politico sempre na base do dialogo com muita calma a ver as coisa nada de emocoes, os estrangeiro querem nos separar mais nao vamos deixar estragar um paz que custou nos caro, agora vamos ficar com os olhos bem abertinhas ok mangole nao dormem viva o povo angolano abaixo o estrangeiro enfiltro na nossa politica .


Mbisa Kanana    Ntu wa kieleka
Esta história dos cadernos eleitorais só ia complicar as eleições pois muita gente ficaria sem votar ao não conhecer a sua Assembleia de voto. A UNITA também estava contra este método. Houve abertura a ultima hora que cada um apresentasse apenas o cartão de registo eleitoral e que se votasse na área de residência. Boa nova para a UNITA que reclamava... assim deve ser reconhecer o falhanço e agora toca fazer estudos independentes de consultores de renome. Só que estes partidos não gostam de estudos...O M faz bastantes estudos para conhecer os mwangolés e trabalha mesmo noite e dia...enquanto os outros ficam a coçar os tomates...

CONTRADIÇÃO    LUANDA
PARABÉNS MANO SAMAKUVA! ASSIM É QUE É! ANGOLA TEM DE TER HOMENS QUE RECONHECEM OS SEUS ERROS OU FALHAS. AGORA PRÁ FRENTE É O CAMINHAO E PREPARAR-SE PARA UM BOA CAMPAHA NO FUTURO. TERMINAR A ARROGÂNCIA!!! AGORA ESTOU PREOCUPADO COM O MANO PORQUE A MAKA VAI COMEÇAR NO SEIO DA UNITA! OS OUTROS VÃO QUERER TE VAZER CABIDELA DE GALO. FICA ATENTO!!! MAS OS MAIS VELHOS, COMO O VALENTIM JÁ COMEÇARAM A DEPENAR O GALO! AGORA É QUE VAMOS VER! QUE TUDO CORRE BEM!

Anónimo    
Poh!!!...estava difícil!!!...isto é uma lição, qdo se tenta durante anos tornar ilegítimo o que sempre foi legítimo!!!...O MPLA é o POVO e o POVO é o MPLA!!!...


Mbiza    
Mano Samakuva, deves reconhecer tambem que o mano Abel Chivukuvuku seja o candidato da UNITA `as presidenciais. Veras os resultados.


anonino    dibulo-luanda
mano samakuva assim é que é democracia demoraste mas reconheceste a derrota, aguente mais quatro anos na oposiçao ok, mas tem que ser oposiçao forte se nao , nao ganhas nada

vijoneiro    Luanda
Meu mano, compatriota SAMAKUVA: Não precisava este todo teu "show" de mau jogador... Daqui a 4 anos há mais.Faça uma boa oposição que isso é que o país necessita. Lutas intestinas so nos levarão ao retrocesso.Também podes crer que se o MPLA nos defraudar nos 4 proximos anos, estaremos ao lado de quem apresentar propostas melhores do que o partido ganhador e quie nos esteja a enganar. Não VALIA A PENA TER PASSADO POR ESTE VEXAME, uma vez que todo o mundo é unanime em reconhecer a vitória merecida do M. Preparem-se bem, e hãO DE VER QUE O POVO SABERÁ RECONHECER O DIREITO DE ESTAR NO PÓDIUM DE VENCEDOR.

Mayomona    Dubai
Ate k em fim ele reconheceu a derrota eh caso para dizer k o restaurante 5 de Setembro esta aberto e temos como menu principal Galo no espeto.

JOAO CONTENTE    
trabalhem para que Angola seja uma grande Nação.


Estou contigo em 1012     Democrata
Grande homem Samakuva, demos uma licao aos bandidos do M P L A

chico-ze    ntongo@hotmail.com
o verdadeiro desafio começa agora a oposiçao tem k funcionar como orgao fiscalizador y ser a voz do povo na assembleia nacional.VIVA ANGOLA Y TODOS JUNTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA.
Post a Comment
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular Posts